sexta-feira, 30 de março de 2018

SÃO GONÇALO DO AMARANTE: DESDE A PRISÃO DO AGENTE JOÃO COSTA, A VIOLÊNCIA NA CIDADE AUMENTOU MUITO

Faz tempo que o agente da Polícia Civil João Costa está preso, e também faz tempo que a segurança pública em São Gonçalo do Amarante sumiu do mapa.

O agente conhecido por sua rigidez e autoridade, fez com que os índices de violência na cidade estagnassem, com alguns crimes em declínio. Mas, por perseguição e uso da "influência" de pessoas inescrupulosas e adeptas dos "crimes de colarinho branco", articularam uma ação sem nexo de causalidade, inclusive levando o judiciário ao erro ao manter sob custódia do estado um profissional tão ilibado como João Costa. 

Com essa perseguição política e pessoal de forma inescrupulosa, São Gonçalo é quem vai perdendo, e perdendo para criminosos que passaram a operar sem limites na cidade. Será que os números não dizem nada? Será que manter um policial tão ilustre, que fazia um trabalho tão intenso e respeitado, preso é mostrar justiça ou conivência com a marginalidade que atua na cidade que sempre desejou a saída de João dos quadros da Polícia Civil da cidade? Que a sociedade da cidade responda e veja se o que alguns políticos argilosos estão fazendo se está valendo a pena.

Enquanto políticos e a justiça perseguirem a classe policial, a sociedade vai seguir a passos largos ao caos na segurança pública. Lamentavelmente, a realidade aos que dão as vidas em prol da sociedade, atualmente, é de muita perseguição e sofrimento, lembrando de que os salários estão atrasados a muito tempo e as condições de trabalho são as piores possíveis.

quinta-feira, 29 de março de 2018

GUAMARÉ: COBRAR POR CERTIDÃO É INCONSTITUCIONAL

Interessante como Guamaré tem absurdos. Agora na cidade para se obter uma certidão negativa de órgão público precisa pagar, ato que nem em órgãos federais se vê. Apesar de ser prática corriqueira na administração pública, a cobrança de taxa de expediente como condição para o exercício desses direitos é inconstitucional.

A Constituição Federal de 1988, além de fazer necessária previsão dos direitos de certidão e de petição, buscou ampliar o seu alcance ao garantir a gratuidade de seu exercício.

Art. 5º. CF/88 - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. 

Alguns cidadãos guamareenses estão procurando a Administração Pública municipal para retirar certidões, e estão esbarrando em taxas para tal procedimento, algo jamais visto na cidade, agora é via de regra. Assim, configura ilícito e passível de penalidades pelos agentes que cobram por tais certidões públicas. O que não assombra nas práticas cotidianas do executivo municipal. 

GUAMARÉ: SACRIFICANDO O SERVIDOR

Resultado de imagem para maldade contra o servidor charge


Em Guamaré, os servidores efetivos parecem não possuir nenhum valor ao executivo. Todos na cidade sabem do dilema do PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) do funcionalismo municipal, que foi elaborado em 2016 por Helio Miranda, vem sendo destruído a cada dia por ele mesmo. 

O que deveria alcançar como melhorias aos servidores, não passou de palanque eleitoral, sendo logo esquecido ao passar do pleito. Nunca se viu tanta incoerência administrativa, pois quem cria um projeto que poderia melhorar a qualidade de vida dos servidores, é o mesmo que colocou uma pedra impedindo sua implementação, e com as alegações mais esdrúxulas que podem existir.

O que de fato vem ocorrendo é que os contratados e comissionados receberam uma aporte de reajuste bem considerável, tudo em detrimento dos efetivos, que a muito passam por essa luta em prol de uma conquista de melhorias salariais. Por exemplo, existem enfermeiros contratados que recebem R$ 7.000,00, quando concursados não passam de R$ 4.000,00. Uma diferença de 75% sobre os vencimentos de um enfermeiro efetivo. Assim também, ocorre com os técnicos em enfermagem, o efetivo recebe um soldo de 40 a 70% menor do que um contratado, o que é, no mínimo, uma aberração e afronta ao servidor que estudou para ser aprovado em um certame, se dedica a anos a um município, e não recebe o menor reconhecimento por parte da Administração Pública. Além disso, não dá pra arrancar da memória que enfermeiros contratados recebiam cerca de 10 a 12 mil durante o ano de 2016, e os efetivos "chupando o dedo".

Aí se percebe que há má-fé para enaltecer o funcionário público. Logo, é bem sabido que há muito interesse em beneficiar os comissionados e contratados: SÃO ELES QUE GERAM VOTOS. Não há verdade nesse papo de "governar para todos", o afã é utilitarista e pessoal, tudo se dá para "si". Estão sacrificando o efetivo para engrenar um palaque medíocre, visando a posteridade partidária. Agora o servidor público de Guamaré precisa entender que essa PROVISÓRIA gestão está "pouco se lixando" com seus agentes, haja vista respeitar seja algo surreal ao grupo político da situação. 

quarta-feira, 28 de março de 2018

GUAMARÉ: TORRA-TORRA COM O DINHEIRO PÚBLICO

IMAGEM: VERBALIRANDO

Hoje, a Prefeitura de Guamaré publicou trás termos de inexigibilidade de licitação, a dotação orçamentária de mais de 10 mil reais, com a intenção de "capacitar" apenas um funcionário. Este funcionário participará de 3 eventos custeados com o dinheiro público, e nem foram colocadas as passagens e diárias do mesmo.

Realmente, tem dinheiro sobrando em Guamaré. Tudo deve estar dentro dos padrões "FIFA" de qualidade, não deixando a desejar em comparações a países de primeiro mundo, como Suécia, Alemanha, Noruega. Deixando o sarcasmo de lado, este tipo de investimento seria muito válido se fosse impacial e que possuisse motivacao plausivel para seu acontecimento. Mas, justificativa decente nunca foi marca deste poder executivo que aí está. 

Enquanto esse dinheiro é usado para "capacitar" EXCLUSIVAMENTE um funcionário para aprender mais sobre obras públicas e licitações, se mostra vergonhoso pelas inúmeras obras falidas e esquecidas a muito tempo na cidade. Não sendo possível esquecer que no "Madalena" tem vazamento, infiltração, perigo na instalação elétrica, mas pra isso não tem dinheiro. Existe uma ciclovia, sendo que as duas empresas que foram contratadas foram incompetentes para concluir a obra, nada de espantoso, pois só agora vai se capacitar alguém para fiscalizar as obras públicas. 

Clique nesse links abaixo e veja os cursos, com seus valores, beneficiado e data:




Não tem o que fazer com esses recursos? Nao existem famílias que carecem de socorro? Mais um absurdo em Guamaré! Qual será o novo "torra-torra" com o dinheiro público em Guamaré?

terça-feira, 27 de março de 2018

GUAMARÉ: "MIRANDAVILLE OU TEIXEIROPÓLIS"

IMAGEM: CHARGE DO EDRA



O que significa "NEPOTISMO" para o Ministério Público estadual? O órgão jurisdicional, tem recomendado exonerar muitos comissionados em diversas prefeituras do estado, mas parece que os olhos estão vendados à Guamaré, onde a bagunça corre sem freio.

A cidade da Costa Branca tem uma folha de pagamento do serviço público municipal tão densa, que beira a insanidade de tantas pessoas incluídas em tal lista. Agora, o que é mais estranho é o fato de existir nepotismo direto, cruzado e reverso na prefeitura, mas só o MP não consegue enxergar isso.

Não são poucos contratados familiares da administração direita e indireta, sem esquecer que existem contratados que são proprietários de empresas diretamente interessadas em contratar com executivo municipal. Um exemplo disso foi a contratação de proprietária de óptica e de uma construtora para atuar no ambulatório do Hospital Municipal, sem citar que essa pessoa tem parentesco com Hélio Miranda, o que há atesta nepotismo. Logicamente, há uma imensa possibilidade de tal contratação vir repleta de intenções de tráfico de influência, visando beneficiar a empresária e seus agregados.

Se não existir um ato fiscalizador e punitivo contra o executivo municipal de forma emergente, Guamaré corre sérios riscos de sofrer usucapião do grupo da situação da cidade, e ter seu nome trocado para "MirandaVille ou Teixeiropólis".

sábado, 24 de março de 2018

GUAMARÉ: MUITO BLÁ BLÁ BLÁ NA SAÚDE




Em Guamaré nada anda no eixo. Tudo é anormal. A novidade do fim de semana é a PARCIALIDADE no atendimento de saúde. Quem é "situação" tem toda sorte de benefícios, inclusive quando o serviço não é prestado na cidade, segue à rede privada para realizá-lo. Já se for "oposição", passa maus bocados, não tendo nem a possibilidade de ir a outra unidade de saúde para realizar determinados procedimentos.

Nada mais "normal" nesta cidade em que a Administração Pública faz questão de ser nefasta e cruenta. Faz lembra do brocado de Maquiavel: "aos amigos os favores, aos inimigos a lei". Decepcionante, para quem ostenta ter a "melhor saúde do estado"... Muito blá blá blá...

sexta-feira, 23 de março de 2018

GUAMARÉ PODE TER SEU PRIMEIRO DEPUTADO ESTADUAL NATO: MOZANIEL RODRIGUES




Filiado ao Solidariedade, líder da oposição na cidade de Guamaré, Mozaniel Rodrigues lança sua pré-candidatura a deputado estadual. O ex-prefeito se espelha na figura saudosa de seu pai, o também ex-prefeito João Pedro Filho, que foi um grande político na Costa Branca, inclusive levando Guamaré a patamares de desenvolvimento humano notáveis.

Agora, Mozaniel se articula em todo o estado para engrenar sua campanha. O político conta com apoio irrestrito do partido, que é liderado pelo deputado estadual Kelps Lima, como também de diversos prefeitos do estado. 

Guamaré tem a chance de eleger seu primeiro representante nato: MOZANIEL RODRIGUES.

GUAMARÉ: ARQUITETANDO SAÚDE?

Resultado de imagem para arquitetura na saude charge


Em Guamaré tudo é hilário, cômico e, por fim, agressivo à inteligência do cidadão. A nova "aquisição" da prefeitura foi colocar uma arquiteta para coordenar ambulatório no hospital municipal, que coincidentemente é nora de Kelly Miranda, irmã de Helio Miranda. 

Como alguém que não é da área da saúde, poderia atuar em um hospital sem que entenda sequer de exames laboratoriais simples? Será que ainda é possível agredir mais a população de Guamaré? Não tem cabimento de alguém que não saiba diferenciar "externo" de "esterno", a saber, EXTERNO é algo de fora; contrário de interno; ESTERNO é a estrutura óssea do tórax, também chamado de apêndice ou complexo xifóide, possa figurar nos umbrais de qualquer unidade de saúde, atendendo ao público. A arquiteta pode até ser uma pessoa honrada - este não é o mérito -, mas que ela está fora do "ninho", e que ela está mais perdida do que cego em tiroteio, isso ela está.

A nora de Auricelio poderia elaborar diversos projetos para melhorar as estruturas das unidades de saúde e não atuar na área da saúde. Totalmente incoerente com o que ela aprendera na acadêmia, gerando um sentimento de tempo e dinheiro jogados fora.

A contratação pode ainda correr dentro do NEPOTISMO CRUZADO (?). Que o legislativo não seja inerte a tantas situações vergonhosas à cidade. Corram atrás do prejuízo, e não deixem correr "frouxo" a sangria da Administração Pública.

EXTREMOZ: DO JEITO QUE VAI, VIROU BAGUNÇA!

Resultado de imagem para governo cego charge


Extremoz sumiu do mapa do poder público. Violência em crescimento, falta de iluminação pública, falta de água, coleta de lixo irregular, estradas e acessos em péssimas condições e muito mais. 

Uma cidade tão famosa pelas dunas de Genipabu, passa por dias de total abandono. Ora, ao que parece não existe prefeito em Extremoz, pois a cidade passa pela pior fase de sua história. Os serviços públicos básicos são ineficientes, e pior, muitos deles nem existem mais. 

Existem bairros sem iluminação pública decente, o que gerou o aumento assustador da criminalidade, por exemplo o CENTRAL PARK CLUBE. Este bairro que recebeu o título de "primeiro bairro planejado de Extremoz", mas ao passo dos dias, o planejamento é de origem criminosa, que a cada dia roubam, assaltam e amedrontam a população. O medo é latente, após as 20h, dificilmente encontra-se alguém na rua, com exceção dos que realmente necessitam estar. O direito à liberdade está sendo cerceado pela insegurança que impera.

Também ocorre a inconsistência do abastecimento de água, o que tem gerado diversos transtornos, inclusive, impossibilitando a sobrevivência normal e moral de qualquer cidadão. E o que se lamenta é o fato da cidade abastecer a maior parte da Zona Norte de Natal, mas correndo em detrimento aos munícipes que são mantenedores deste bem inviolável, a saber os recursos hídricos do município.

O CPC, como é carinhosamente chamado por seus moradores, está tomado pelo lixo. A coleta é irregular, pra não dizer quase inexistente. O odor é intenso, insetos, pragas e urubus circundam o bairro, trazendo diversos riscos à saúde - QUE É DIREITO FUNDAMENTAL. Se há iminência de doenças contagiosas e extremamente perigosas, como a leptospirose, finda por ser mais danoso à sociedade em virtude do péssimo serviço de saúde municipal. Se alguém adoecer é mais viável ir à Natal - apesar de também ser prestado um serviço medíocre - do que padecer no município.

Estradas e acessos deteriorados são marca de Extremoz. Ruas esburacadas, sem asfalto e/ou calçamento, parecendo até um lugar a ermo parado no século XVII, onde sequer existiam estradas carroçáveis planas, quiçá rodovias. Não se consegue transitar na cidade sem que precise fazer alinhamento, cambagem, troca de aros e pneus constantemente. Parece uma peneira de piche, com buracos que impossibilitam o tráfego, e permitem ações criminosas contra os motoristas e motociclistas que reduzem a velocidade para não terem prejuízo material nos veículos, embora corram o risco de um prejuízo muito maior com a perda do bem.

Onde está o prefeito de Extremoz? Será que do seu "palácio" não dá pra entender a dor da população? Será que seus escudos/correligionários estão cegos ao ponto de perceberem os dilema sociais? Andar de carro novo, filho em escola particular, um bom salário, uma boa casa, tudo isso é justo para quem luta e trabalhar para conquistar seus objetivos, mas será que é justo o prefeito viver no luxo e a população no "lixo"? Prefeito, saia da caverna, o povo precisa lhe ver, e trabalhando, de preferência. Deixe a articulação política de lado, e atenda ao clamor da sociedade. Trabalhe pelo povo que lhe elegeu, pois não adianta mandar o carnê do IPTU se não se vê onde o imposto está sendo investido. Se assim não fizeres, corre o risco de parar nesse mandato, e ainda, entrando pra história como um dos piores prefeitos de Extremoz.

Extremoz do jeito que vai, virou bagunça!


quinta-feira, 22 de março de 2018

GUAMARÉ: NO "APAGÃO" TUDO PODE ACONTECER

Resultado de imagem para apagão


Ontem, em 14 estados ocorreu um "apagão" súbito. O restabelecimento do fornecimento de energia só foi concluído na madrugada. Usando o trocadilho, em Guamaré ocorreu um "apagão", só que na publicização de licitações.

Ora, hoje, depois de quase 60 dias, ocorreu a publicação em Diário Oficial de uma INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO para contratar empresa de serviços de esterilização de material cirúrgico. Entretanto, a lei 8.666/93, em seu artigo 25, preconiza que só é cabível a inexigibilidade se o serviço for prestado por uma única pessoa (física ou jurídica), e/ou o serviço ou arte forem prestados por alguém que detenha conhecimento e reconhecimento público notório e singular. Assim, impossibilitando esta modalidade, carecendo ser anulada e refeita na modalidade necessária e competente, haja vista no estado existir outras empresas que realizem o serviço contratado. 

Clique AQUI e veja a publicação da matéria

Clique AQUI e veja o extrato do contrato

Entenda um pouco sobre INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Na inexigibilidade, a contratação se dá em razão da inviabilidade da competição ou da desnecessidade do procedimento licitatório. Na inexigibilidade, as hipóteses do artigo 25 da Lei 8666 de 1993, autorizam o administrador público, após comprovada a inviabilidade ou desnecessidade de licitação, contratar diretamente o fornecimento do produto ou a execução dos serviços. É importante observar que o rol descrito neste artigo, não abrange todas as hipóteses de inexigibilidade. A licitação poderá ser inexigível quando:


• Fornecedor Exclusivo: 
- Exclusividade Comercial: somente um representante ou comerciante tem o bem a ser adquirido, um grande exemplo disto seria medicamentos.
- Exclusividade Industrial: somente quando um produtor ou indústria se acha em condições materiais e legais de produzir o bem e fornecê-los a Administração
Aplica-se a inexigibilidade quando comprovada por meio de fornecimento de Atestado de Exclusividade de venda ou fabricação emitido pelo órgão de registro do comércio para o local em que se 
realizará a licitação.

• Singularidade para contratação de serviços técnicos: Somente poderão ser contratados aqueles enumerados no artigo 13 da Lei 8666/93
- Estudos Técnicos;
- Planejamentos e projetos básicos ou executivos;
- pareceres, perícias e avaliação em geral;
- acessórias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;
- fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras e serviços;
- patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;
- treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
- reatauração de obras de arte e bens de valor histórico.

• Notória Especialização:
Contratação de empresa ou pessoa física com notória experiência para execução de serviços técnicos. Este tipo de contratação se alimenta do passado, de desempenhos anteriores, estudos, 
experiências, publicações, nenhum critério é indicado para orientar ou informar como e de que modo a Administração pode concluir que o trabalho de um profissional ou empresa é o mais adequado
à plena satisfação do objeto do contrato. 

• Profissional Artista:
Contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
(FONTE: LICITAÇÃO.NET)

Esta prática já tradicional nessa gestão PROVISÓRIA, adoram a "escuridão" no entendimento da população. Estão tratando de todas as formas no escuro. Agem inescrupulosamente na surdina, tentando pegar o povo na "cegueira". Não precisa ser um expert em direito administrativo para entender que a aberração está latente nesse processo de inexigibilidade. No "apagão" tentaram fazer com que passasse desapercebido, entretanto "houve luz", assim conseguiu se identificar o erro grotesco desse processo. 

quarta-feira, 21 de março de 2018

GUAMARÉ: GESTÃO TROPEÇA NOS PRÓPRIOS ERROS

Resultado de imagem para o povo não tem culpa charge
IMAGEM: Blog Renato Rocha


Mais uma "bronca" na Administração Pública Municipal de Guamaré: a empresa PAISAGEM COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA está sofrendo processo administrativo em virtude de descumprimento contratual. 

Quem talvez esteja esquecido desta empresa, traremos uma lembrança. Neste blog, veiculamos matéria onde a empresa firmou contrato com a prefeitura de Guamaré para o fornecimento de quentinhas. Logo, a suspeita foi levantada, haja vista a empresa ser em Santa Cruz, na região Trairí, distantes uma da outra 213 km, o que impossibilitaria a entrega das quentinhas "quentes", e certamente não seriam capazes de honrar tal contrato. Veja a matéria AQUI

Veja o processo administrativo AQUI

Agora, a prefeitura iniciou processo administrativo contra a empresa, o que pode acarretar nas seguintes sanções: 

  • Advertência;
  • Multa;
  • Suspensão temporária do direito de participar em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 02 (dois) anos; e
  • Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.
Cada dia a própria gestão apresenta, sem esforço alheio, toda a sua incompetência administrativa. Agora vão dizer que é perseguição? Não dá! É sempre bom e pertinente lembrar o que a Bíblia fala: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lamentações 3.39). Não se pode lançar culpa em outrem, o gravíssimo erro é da prefeitura que, desde muito, vem contratando de forma absurda e ignóbil, destruindo o erário público e esvaziando os cofres municipais com contratos toscos, ridículoskafkianos e utópicos, com isso, a população não vê os BILHÕES já arrecadados por esse grupo político.



terça-feira, 20 de março de 2018

GUAMARÉ: MUITA FAROFA E NADA MAIS

Imagem relacionada


Guamaré é um paraíso? Não existem problemas na cidade? Não existem pessoas em condições sub-humanas? Parece que não! Tudo, aos olhos dos "cegos", vai muito bem. Entretanto, existem diversas mazelas sociais visíveis e outras obscuras. Mas quem vem perdendo com isso é a população, ainda que o assistencialismo medíocre e miserável, o famoso "pão e circo" impere na cidade, deixando os pobres cada vez mais pobres.

Este assistencialismo barato gera um silêncio aterrorizante, como já falara Martin Luther King Jr, "o que me preocupa não é o grito dos maus e sim, o silêncio dos bons".Muita gente tem trocado seus direitos por "migalhas" que caem da mesa de uma gestão imoral. Mas, enquanto as pessoas se acomodam com o sistema, vai se gastando o dinheiro público em coisas pífias e asquerosas, a saber MÍDIA E PROPAGANDA

Talvez o que uma grande parcela da população não saiba é que, mesmo depois de diversos fracassos, Helio Miranda continua investindo em mídia e propaganda da secretaria de turismo. Mais uma vez, a secretaria recebe mais um processo licitatório, o que é vexatório diante das inúmeras viagens realizadas e nada de efetivo se viu na cidade. Mais dinheiro público irá ser locado em algo, que até então, sem retorno algum, mesmo porquê, até o dia de hoje, NENHUM TURISTA PORTUGUÊS chegou à Guamaré, mas muito dinheiro foi jogado fora neste "empreendimento" a fundo perdido.

Clique AQUI e veja mais uma licitação de publicidade.

Muita farofa e nada mais!

JUCURUTU: A LUTA PELO IFRN CONTINUA



A população de Jucurutu, cidade do Seridó Potiguar, segue em luta por mais uma conquista: A construção de unidade do IFRN no município.

Sonho antigo à comunidade, o Instituto Federal traria um aporte técnico, acadêmico e agregaria valor à educação local. Entretanto, alguns vereadores, que lutam pelo interesse privado, rechaçam a ideia, ainda criando barreiras ao progresso na cidade. Porém hoje, às 16h, na Câmara Municipal, o povo terá a oportunidade de cobrar e exigir a viabilização da unidade de ensino no município, ainda podendo contemplar e olhar "olho no olho" quais edis têm se posicionado em contrário ao benefício público.

Reivindicar é direito público. Não cruzem os braços, o IFRN já é patrimônio moral de Jucurutu e de seu belo, ordeiro hospitaleiro povo.

sábado, 17 de março de 2018

GUAMARÉ: ADVOGADOS DE FACEBOOK




As mídias sociais em Guamaré falam de tudo, e algumas são especialistas em escrever baboseiras e absurdos, principalmente no que tange ao direito eleitoral. Todos os dias surgem inúmeras teorias, pior ainda, são absorvidas por muitos, criando um vendaval de "besteirol" correndo livremente na cidade.

São postagens cômicas e esdrúxulas, quando não são loucuras. Dessa vez abriram a boca pra falar que um parecer do MPE - Ministério Público Eleitoral - faria a Vereadora Francisca do Camarão perder seu mandato. Ora, se o MPE tivesse poder de condenar ou absolver alguém, teria imediatamente ao dar seu parecer contrário à candidatura de Helio Miranda, removido ele do pleito, o que não permitiria sua estada na prefeitura. 

Não cabe ao MPE julgar, tampouco condenar alguém. Suas prerrogativas são emitir parecer e apresentar denúncias. No parecer ele pode pugnar pela condenação ou pela absolvição, mas somente ao juízo compete sentenciar. 

Assim, os "advogados" de Facebook e outras redes sociais vão se frustando e mostrando o quão incompetentes são para falar dos assuntos mais simples que existem no direito.  Se é pra falar do que não sabe, ficar calado é a melhor saída. 

HENRIQUE ALVES: ISOLADO, MAS NÃO MORTO

Resultado de imagem para HENRIQUE ALVES PRESO
IMAGEM: FRANCISCO GOMES

Preso desde o ano passado, Henrique Alves vive dias de depressão e desassossego. Esquecido por muitos, inclusive familiares, o ex-deputado vai martirizando na prisão. Só que ele não está morto, e tem agido nos bastidores, mesmo dentro do sistema prisional. 

Existem rumores que Henrique estaria articulando a candidatura de seu primo Carlos Eduardo ao governo do estado, porém ideia rebatida dentro da cúpula do MDB, partido dos Alves, que ao que indica querem o retorno de Garibaldi ao poder executivo estadual. 

Na tentativa de restabelecer seu posto político no estado, Henrique vem atacando a "própria carne", ou seja, tem batido de frente com o grupo familiar. Pois se não observem: nunca a InterTV - Henrique é o único da família Alves com participação - havia apresentado reportagem que colocasse a família Alves em maus lençóis, quando diretamente citaram uma empresa que tem laços com Garibaldi, a saber, o pai de Bruno Melo, proprietário da Pratika Eventos, é assessor do senado potiguar. Essa reportagem apontou desvio de dinheiro público do IDEMA e de outros órgãos públicos, assim como prefeituras, por exemplo Guamaré. Nisso, Henrique deu um cheque-mate. 

O desejo do resto do MDB é candidatar Garibaldi ao governo, Walter Alves ao senado, Hermano Morais a deputado federal e Helio Miranda a deputado estadual. Claro, nesse comboio o derrame de dinheiro será imenso, haja vista a "sangria" ser intensa na cidade da Costa Branca. Essa chapa tem um grande apoio no partido, embora não seja o plano de Henrique.

Henrique está isolado, mas não morto, e certamente não poupará esforços para conseguir seus objetivos. Agora resta saber como o "duelo de titãs" do MDB vai terminar.

domingo, 11 de março de 2018

GUAMARÉ: TERRA SEM LEI


A pacata cidade de Guamaré passa por uma onde de criminalidade sem precedente. Nunca nas terras descobertas por Pero Coelho, a violência foi tão presente. São assaltos, furtos, arrombamentos, homicídios, sem falar nos crimes praticados por aqueles de "Colarinho Branco", que estam assassinando os cofres públicos, um atestado de que na cidade "não tem lei". 

Em menos de uma semana, diversos assaltos ocorreram em Guamaré, pior ainda, os meliantes estao agindo liberadamente, ou seja, sem nenhum pudor de se apresentar. O cidadão guamareense perdeu seu sossego, criou medo na mente, não existe conforto pra andar nas ruas. O risco sofrer um assalto é iminente. O sonho de viver na cidade, vira pesadelo ao passo que a insegurança cresce. 

Com um mísero efetivo policial - o que ocorre em todas a cidades do estado -, não há muito a se fazer. A polícia não é onipresente, ela faz o seu papel proporcionalmente às condições que lhe são facultadas. Existe uma Guarda Municipal, mas que pouco pode fazer, haja vista não ter poder de polícia, e a lei limita e muito a sua atuação. A Guarda, sequer pode revistar um indivíduo, quem dirá fazer barreiras, dar ordem de prisão, e outras prerrogativas policiais. 

Assim, a cidade, que já vive um colapso politico-social, caminha para engordar os índices de violência no estado. É isso que dá ter um cidade sem gestor que se interesse pelo bem estar social de seu povo.

sexta-feira, 9 de março de 2018

GUAMARÉ: CORTE DE ENERGIA NOS NOVOS CONJUNTOS SERIA VINGANÇA DE HÉLIO?

Onde está a infraestrutura básica tão divulgada pela prefeitura de Guamaré nos novos conjuntos? Já não é a primeira vez que a COSERN faz o corte do fornecimento de energia.

A população revoltada, fecha a rodovia João Pedro Filho, na altura do Distrito de Salina da Cruz. Os populares alegam que Hélio Miranda, usando de retaliação, "mandou" cessar o serviço elétrico. Claro, é apenas uma suposição da população, mas que se pensado bem, pode ter nexo sim.

Teria Hélio Miranda mostrado ser intolerante com o povo? Teria ele agido com furor contra o povo? Teria "feito" por vingança? Essas perguntas ainda estão sem respostas. Até quando?

Veja vídeo da interdição:


MINISTÉRIO PÚBLICO OFERECE SERVIÇO DE INFORMAÇÃO VIA WHATSAPP



O Ministério Público Potiguar cria um serviço de informação ao cidadão através do aplicativo whatsapp. O cidadão pode se cadastrar e receber todas as informações do órgão é só acessar AQUI, Salve o número (84)98839-8093 na sua lista de contato. Pronto, a partir de então você receberá as últimas notícias sobre ações, termos de ajustamento de conduta e a atuações da instituição em prol da sociedade potiguar.

DITADOR KING JONG-UN CONVIDA TRUMP PRA VISITAR CORÉIA DO NORTE

O ditador norte coreano King Jong-Un, convidou Donald Trump pra visitar o país. Trump, afirmou que até maio fará a visita. Se Trump for à Coréia do Norte, King afirmou que cessaria os planos de estudos nucleares. Mas, ao que parece, pode ser uma boa estratégia de pegar o americano de "calças curtas". Aguardemos!

GUAMARÉ: CADÊ OS TURISTAS PORTUGUESES?

Resultado de imagem para sem turistas charge


Depois de um ano da viagem da secretária de turismo de Guamaré a Portugal, no desejo, segundo ela, de trazer turistas à cidade, não se achou NENHUM turista português na cidade. Fato que não deveria se estranhar, haja vista ninguém ter uma justificativa plausível à esta viagem. 

Pior ao povo guamareense, que viu muitos "reais" escorridos sem finalidade. Foram fóruns, congressos, viagens, feiras, tudo com dinheiro público. Não existe acordo, não existe agência de viagem trabalhando nesse sentido, os portugueses não sabem onde fica Guamaré. Parece prática recorrente "jogar" dinheiro fora, quando poderia ser usado em tantos benefícios ao povo. Lembrando que o Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda não tem medicamentos básicos, tais como: DIPIRONA GOTAS, SIMETICONA GOTAS, BUTILBROMETO DE ESCOPOLAMIDA COM DIPIRONA INJETÁVEL, ENTRE OUTROS. E, ainda pregam que é a melhor saúde do estado. Vergonha à cidade que possui o maior PIB PER CAPITA do Brasil. 

GUAMARÉ: TODO CIDADÃO PODE FISCALIZAR LICITAÇÕES PÚBLICAS

Você sabia que qualquer cidadão pode pedir suspensão, anulação, solicitar extinção, impugnar edital, pedir revogação, e representar junto ao TCE sobre licitações?

Pois pode sim!

A lei 8.666/93, em seus artigos 41, 49, 109 e 113 preconizam sobre isso. Qualquer cidadão pode fazê-lo, basta querer e provocar a comissão de licitação e o judiciário. Toda licitação é pública. Todos têm o direito a informação sobre quaisquer ato licitatório.

Assim, você que mora em Guamaré tem essa oportunidade. Vá até a prefeitura e procure o setor de licitações e peça acesso a tudo sobre as contratações públicas, sendo permitido inclusive tirar cópias para conhecimento e informação. Quase todos os dias, a quantidade de licitações cresce, fiscalize cidadão! Faça valer o sei direito! Não deixe que alguém aja ilegalmente sobre o dinheiro público.



quarta-feira, 7 de março de 2018

GUAMARÉ: REPÓRTER SECRETO DO FANTÁSTICO ESTARIA NA CIDADE?



O repórter secreto do Fantástico, Eduardo Faustini está no RN. Ele que faz reportagens investigativas no quadro "cadê o dinheiro que tava aqui?" da atracao dominical da rede Globo. Será que ele veio conferir as atrocidades sociais em Guamaré, e apresentar a verdade em rede nacional?

Será???

Veja a publicação dele no Instagram:

GUAMARÉ: "E, CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!"

Resultado de imagem para VERDADE


Pessoas sem-teto, vivendo em condições sub-humanas, jogadas a ermo, passando fome, usando o quintal como banheiro,  e muitas outras atrocidades sociais ocorrem em uma das cidades mais ricas do Brasil proporcionalmente, a bela, e hoje sofrida, Guamaré. 

Tudo isso não é discurso oposicionista, são fatos que a InterTV Cabugi constatou em visita ao município, e desde o início da semana tem veiculado em seus telejornais matérias que envolvem a cidade. O povo guamareense pode ver de perto o quanto há de desigualdade no município, enquanto uma parcela domina o poder econômico local, uma outra parcela bem condensada está lotada de dor, sofrimento, lágrimas, abandono e rejeição da parte daqueles que assumiram publicamente que seria "Guamaré cada vez melhor". 

Essa matéria tem um cunho de libertação, a saber, um texto bíblico bem pertinente para o momento: "E, CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!" João 8.32. Literalmente, a população assistiu, por meio de um "profeta" de fora, pois o profeta da terra não tem honra na sua terra, o vexame que a cidade de PIB PER CAPITA de R$ 85 MIL REAIS passou a nível estadual, e possivelmente se estenderá ao âmbito nacional. 

Verdadeiramente, um "soco no baço" da gestão PROVISÓRIA que ai está. Os filhos guamareenses tiveram a oportunidade de atestar o que existe de omissão do poder público municipal com o cidadão menos favorecido. Só diz ao contrário quem não conhece a realidade da princesa da Costa Branca. Culpa exclusiva de uma gestão que prefere se preocupar com mídia, com falácias, com "arrastão", com baboseiras, com "berros" idiotas, com sistema de Pão e Circo, ao invés de atender aqueles que carecem do seu aporte. 

Agora, surgirão os "super-heróis" que se colocarão para mudar o quadro dos mais carentes, mas isso é conversa fiada. Tiveram a chance de fazer antes e foram omissos, agora querem plateia e picadeiro para se passarem por pessoas maravilhosas, atenciosas, excelentes, quando na verdade são artistas de um circo bem antigo na história de Guamaré.

GUAMARÉ: CADÊ MEUS 85 MIL?

Resultado de imagem para cadê meu dinheiro
Imagem: Boleiros do Clube Estoril

"CADÊ MEUS 85 MIL?", essa tem sido a tônica dos últimos dias em Guamaré. Brincadeiras à parte, é pertinente salientar que estão interpretando errado a informação dada pelo membro do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Realmente, ao colocar tal frase, o profissional esqueceu de socializar o assunto. PIB Per Capita difere de Renda Per Capita: PIB (Produto Interno Bruto) Per Capita refere às riquezas arrecadadas pelo município anualmente dividido pela quantidade de habitantes; Em contrapartida, a Renda Per Capita aponta aos valores dos vencimentos dos que recebem salário, dividindo pelo número de habitantes. Em resumo seria analisar, hipoteticamente, assim:

Para calcular o PIB Per Capita: A cidade "A" arrecada 10 milhões por ano, e possui 20 mil habitantes. A equação se faz dividindo o recurso pelo número de habitantes. Assim, "A" teria de PIB Per Capita R$500,00; Para calcular a Renda Per Capita: Se em "A" existem 10 mil empregados assalariados regularmente, e que os salários juntos contabilizem R$ 1 milhão. Dividi-se 1 milhão por 20 mil, o que resultaria em R$ 50,00 de Renda Per Capita.
PIB PER CAPITA= R$ 500,00
RENDA PER CAPITA= R$ 50,00

Diante disso, Guamaré tem sim um PIB PER CAPITA de 85 mil reais, entretanto, segundo o próprio IBGE, a RENDA PER CAPITA da cidade oscila entre os 5 salários mínimos (dados de 2015). Consulte AQUI os dados informados.

Embora alguns vereadores da situação tenham esbravejado publicamente que a informação é improcedente, seria importante que antes de emitir pronunciamentos absolutamente esdrúxulos, buscar uma fonte fidedigna de pesquisa além do proselitismo partidário. Ademais, Monteiro Lobato já a muito falara que "quem mal lê, mal fala, mal ouve e mal vê". Parece até que a oposição, responsável pelos dados segundo a bancada governista, manipularia dados federais, sendo que o poder da União encontra-se com o MDB, partindo a que pertence Helio Miranda e muitos do seu grupo político.

Em choque a todo movimento, a população questiona e com razão "cadê meus 85 mil?". Essa querela não se faz por um salário deste nível, outrossim, se faz na busca da execução de serviços públicos de qualidade para justificar essa monta financeira. Questionam, pois mesmo com a propaganda falaciosa de um serviço saúde a "nível de Europa", faltam medicamentos básicos na farmácia da UBS de Baixa do Meio, por exemplo dipirona gotas. Está muito aquém da pregação de saúde modelo, a saber, que os serviços existentes estão servindo outros municípios - nada de irregular -, com isso crescendo a arrecadação, esta é a real finalidade: "engordar" o poder executivo de dinheiro, e não servir de bom grado a população. Isso sem falar nas licitações de medicamentos e de serviços médicos, que possuem uma credibilidade duvidosa.

Guamaré poderia ser modelo em tudo, tem recursos suficientes para todo e qualquer serviço público, entretanto o objetivo de "inflar" a folha, no intuito de silenciar muitas pessoas da cidade. Lamentavelmente, prática recorrente quando a gestão é medíocre e não consegue cumprir com suas obrigações públicas, ai massagear o bolso é a melhor maneira de ser considerado um "deus" entre os que dele dependem.




terça-feira, 6 de março de 2018

IEADERN: PASTOR PRESIDENTE SOFRE PROCESSO POR NÃO PAGAR IPTU EM MOSSORÓ

Imagem: Jasiel Botelho

O Pastor Presidente da IEADERN, Martim Alves da Silva, sofreu processo de execução fiscal por falta de pagamento de IPTU. Esse caso ocorreu em Mossoró, cidade oriunda do pastor, onde viveu por quase 20 anos. 

O Pastor estava ou está(?) inadimplente quanto ao pagamento do tributo, em face disso, o município de Mossoró o processou visando executar a dívida de R$ 669,40 (seiscentos e sessenta e nove reais e quarenta centavos), não superando, portanto, a quantia de R$2.000,00(dois mil reais) do crédito consolidado. Até a data final do processo, não houve a liquidação do débito.

O processo foi extinto, devido a falta de um requisito importante: o valor da ação era irrisório. Por isso, decidiu o juízo, sem resolução do mérito, ou seja o débito não foi cancelado, cabendo à prefeitura acionar ou não o judiciário afim de executar a dívida, extinguir a lide.

Ainda ressaltou a juiza Kátia Cristina Guedes Dias, que "a Fazenda Municipal poderá valer-se dos meios alternativos de cobrança, como inscrição em cadastros de maus pagadores (SPC, SERASA, CADIN), protesto da CDA, conciliação extrajudicial e parcelamento do débito.", em miúdos, o nome do pastor pode ser ou já foi negativado.

A IEADERN, que até bem pouco tempo era conhecida pela rigidez da sua doutrina, tem sido palco de diversos escândalos, e esta situação só alavanca o índice deles.

Para saber mais sobre este processo, clique AQUI e digite o número do processo: 0817415-17.2015.8.20.5106

EXTREMOZ: BAIRRO ABANDONADO

O Bairro Central Park Clube está esquecido pelo poder público. O bairro que vinha com o slogan de "bairro planejado" está literalmente abandonado pela prefeitura de Extremoz. Não há coleta regular de lixo, diversos postes com lâmpadas queimadas, insegurança, falta regular de água, transporte irregular e os moradores já estão cansados de tanto descaso.

Serviços públicos ineficientes, mas o carnê do IPTU - IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (Grifo nosso) -, que deveria ser cobrado APENAS  das residências e terrenos em zona urbana e não na zona rural, local onde o bairro está estabelecido, chegou bem cedo neste ano. Salientando que veio bem indigesto, haja vista os valores praticados extrapolarem os que são pagos em muitos bairros de Natal, que possuem a infraestrutura básica necessária, o que inexiste no Central Park Clube.

Não se tem de quem cobrar a não ser do prefeito Joaz, que ao passo que sua administração caminha, pouco está diferente das anteriores que destruíram a cidade. Espera-se que, haja um despertar da gestão municipal ao bairro, ou acham que os moradores não são dignos do cuidado da Administração Pública? 

Acorda Joaz!

GUAMARÉ: VÍDEOS EM REDES SOCIAIS DESPERTAM INVESTIGAÇÃO DO MP

As redes sociais vivem dias de terra sem lei. Ultimamente em Guamaré, pessoas estão indo aos ambientes virtuais apresentando vídeos em que, supostamente, Helio Miranda teria "dado" muito dinheiro a tais pessoas, inclusive com cenas esdrúxulas, onde pessoas tripudiam da oposição afirmando "esse dinheiro foi o prefeito que deu... Tem como não amar um prefeito que me dá dinheiro assim?", "...olha onde está o dinheiro da prefeitura (risos)", e muito mais.  

Realmente, as pessoas têm a liberdade de se expressar, sendo vedado o anonimato (art. 5°, CF), entretanto, se o Ministério Público, acionado em ação civil-pública, investigar se houve abuso de poder financeiro, e se esse "dinheiro" for procedente dos cofres públicos municipais, Hélio Miranda ficará em maus lençóis. É pertinente salientar que, ainda não se pode afirmar a corruptibilidade do peemedebista neste quesito, a saber, a investigação da procedência dos vídeos e dos valores expostos cabe tão somente ao judiciário, que de certo em breve dará seu parecer.

Veja os vídeos:







Brincadeira ou não, o que se sabe é que isso ainda pode criar muitos problemas a Helio Miranda e aos personagens desses vídeos.


segunda-feira, 5 de março de 2018

GUAMARÉ: O GIGANTE ACORDOU!

Depois do "desfile-comício" de Hélio Miranda em Guamaré no sábado (24/02), alguns de seus correligionários afirmaram que a "oposição" é fraca. 

A declaração não é verídica. A maior oposição é a população que não compactua com tanta devassidão que tem sido marca latente dessa gestão PROVISÓRIA. Muitas pessoas estão articulando para atacar, mas para o bem do "jogo", não se pode armar o inimigo antecipadamente, a saber, no momento oportuno, Guamaré inteira saberá que há UMA OPOSIÇÃO FIRME E FORTE! O POVO VAI AGIR! O GIGANTE ACORDOU!!!

Lembrando: quem ri por último, ri melhor!

Aguardem!!!

GUAMARÉ: SEU NOME JOGADO NA LAMA II

Imagem: Gurupi Atualidades

Mais um vexame à Cidade de Guamaré. Seu nome foi veiculado à empresa de organização de eventos, que recebeu entre 2012 e 2015 do IDEMA, mais de R$ 1,5 milhão indevidamente, e segundo o TCE, trata-se de desvio de dinheiro público. OU seja, a terra do ouro negro está envolvida em mais um escândalo com o dinheiro público. 

Amanhã, a mídia do estado estará divulgando mais um sujeira, que denigre e macula a imagem da bela Guamaré. Assim, como sempre foi dito, a corruptibilidade das ações estão a destruir o presente e o futuro da cidade que poderia ser a "Dubai Nordestina", entretanto, a cada dia se parece mais com uma cidade fantasma, graças, é claro, à gestões nefastas, que levam o povo a pão e circo. Vivendo um paradoxo de uma renda per capita tão alta, em contraponto à miséria que existe entre os munícipes. Distanciam a verdade da população, usam de engodos e enganos, deixando Guamaré à mercê de toda sorte de mazelas, arrasando com tudo o que há de mais promissor na Princesa da Costa Branca.

Até quando a irresponsabilidade vai gerir Guamaré? O slogan de que é "Guamaré, cada vez melhor" desafina, pois a cidade está CADA VEZ PIOR nas mãos de gestores descompromissados com o bem-comum. 

SÍRIA: MAIS DE MIL CRIANÇAS SÃO VITIMADAS

Resultado de imagem para crianças mortas na síria


A Síria está em ruínas. Depois dos ataques ao país nos últimos dias, a desolação toma de conta da população. O incalculável número de mortes, traz consigo uma consequência ainda maior, pois além das muitas crianças mortas, muitas delas ficaram órfãos. Há quem acredite que o número de vítimas fatais com menos de 14 anos sejam superior a mil. 

Um contexto absurdo e surreal. Mas, o que está envolvido nessa chacina explícita, não é apenas o desejo do ditador Bashar al-Assad de retomar todo o poder nacional, outrossim, mostra o interesse subversivo dos EUA. Ora, Donald Trump, que se diz conservador, aponta apoio incondicional à Turquia que vem liderado os bombardeiros, que indiretamente facilitam a vida de Assad. Realmente, a busca pelo poder em todas as esferas, e para os EUA é questão de honra dominar o mundo, faz com o colapso se instale nos mais diversos continentes. 

O escritor galês Bertrand Russel, em sua obra "Por que homens vão à guerra" (2014), colocou a motivação principal da guerra: O PODER. Ninguém sai à guerra, segundo Russel, em busca de resolver problemas de uma sociedade, busca-se somente o poder, a dominação de outros povos para exibição de poder. Assim tem feito os EUA ao longo dos anos, e atualmente se esperava um modo diferente de liderança mais ordeiro e pacífico, por terem um presidente "cristão", porém se viu um homem muito mais ambicioso e ganancioso pelo poder, querendo dominar o mundo com o braço de ferro. 

Enquanto o poder for o objetivo das nações ditas "poderosas", os países como a Síria, Venezuela, Cuba, Iraque, Afeganistão vão pagando o preço, que neste momento tem sido a vida de muitas pessoas, mais precisamente na Síria, inúmeras crianças indefesas.   

domingo, 4 de março de 2018

GUAMARÉ: MORTOS NA FOLHA DE PAGAMENTO?

IMAGEM ADAPTADA BLOG CARLOS BRITO


Uma questão foi levantada na manhã de hoje em Guamaré: teriam pessoas falecidas na folha de pagamento da prefeitura?

Há a suspeita de existem falecidos incluídos na folha de pagamento da prefeitura de Guamaré, inclusive, podendo constar com dois vínculos ativos. Por enquanto, ainda é só uma suspeita.

Estamos na busca do cruzamento das informações. Em breve teremos novidades sobre o caso.

sexta-feira, 2 de março de 2018

GUAMARÉ: REMÉDIOS QUE ADOECEM O BOLSO

Imagem relacionada



A prefeitura de Guamaré, por meio do Diário Oficial do Município, publicou um registro de tomada de preço para futura compra de medicamentos junto à empresa VIDAFARMA - FARMACIAS DE MANIPULAÇÃO LTDA. 

O objetivo desse contrato, em tese, poderia ser benéfico ao povo guamareense, entretanto um detalhe está desprovido do interesse público: OS VALORES DOS MEDICAMENTOS. Sim, os valores dos medicamentos proposto à compra, são, em alguns casos, superiores em quase dois mil por cento. Ou seja, está nítido que existe um superfaturamento nesses produtos. 

Consultamos duas das mais renomadas distribuidoras do estado, pesquisamos os referidos preços como se fossem comprados por unidade. Como já se era de esperar, os valores são muito divergentes da realidade, tanto porquê, a compra pela prefeitura é em grande escala, o que poderia gerar ainda mais descontos.

Elencamos algumas disparidades:

MEDICAMENTO
PREÇO PUBLICADO
DISTRIBUIDORA 1
DISTRIBUIDORA 2
RISPERIDONA 2MG
R$ 17,25
R$ 12,88
R$ 13,01
METRONIDAZOL GELEIA
R$ 19,00
R$ 6,98
R$ 5,33
LOSARTANA 50MG
R$ 16,79
R$ 1,01
R$ 0,89
ESPIRINOLACTONA 50MG
R$ 34,69
R$ 9,26
R$ 5,90
CETOCONAZOL XAMPU
R$ 31,09
R$ 4,14
R$ 3,76
CARVEDILOL 25MG
R$ 23,14
R$ 4,97
R$ 4,99
BETAMETASONA + GENTAMICINA CREME
R$ 32,50
R$ 5,55
R$ 4,71

Para saber mais sobre essa "tomada de preço" e acompanhar a integra dos medicamentos e seus valores, clique AQUI






Postagens mais visitadas