domingo, 7 de maio de 2017

MUDANÇAS NA REFORMA POLÍTICA TEM EFEITO LIMITADO

Resultado de imagem para REFORMA POLÍTICA

As mudanças propostas na reforma política em discussão no Congresso para as eleições de 2018, com o financiamento público e a lista pré-ordenada para cargos proporcionais, podem ter efeitos limitados no custo das campanhas e dificilmente vão garantir uma maior representatividade da Câmara dos Deputados, segundo a avaliação de especialistas ouvidos pela Reuters.
O filósofo Roberto Romano, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), destacou que não dá para confiar nas projeções apresentadas pelos parlamentares sobre o custo potencial das campanhas políticas com a adoção do fundo público para financiá-las.
Segundo ele, o país não tem tradição de "accountability", isto é, rigor na prestação de contas e lembrou as "fajutas" informações sobre receitas e despesas pelos partidos que são aprovadas pela Justiça Eleitoral.
Romano, professor de Ética e Filosofia, também não acredita que a lista pré-ordenada, apesar de ser um bom modelo, vai servir para reoxigenar os partidos, com novos quadros disputando cargos eletivos.
"Estão produzindo esse simulacro de reforma política e vendendo gato por lebre. Os parlamentares são especialistas em conservar o poder", disse o professor, que há muito tempo acompanha a política brasileira.
Na lista fechada os eleitores não votam diretamente em candidatos, mas em nomes escolhidos por uma ordem estabelecida pelo próprio partido.
Para a socióloga Fátima Pacheco Jordão, ainda não há garantias que a lista vai permitir, por exemplo, uma maior participação feminina no Congresso e reduzir o que ela considera de "desproporcional" participação de determinadas categorias no Legislativo, como a dos ruralistas.
"A questão não é só a busca de diminuir custos, mas tem que garantir que representações sejam mais equilibradas, sobretudo de mulheres e setores mais amplos da sociedade", disse Fátima, fundadora e conselheira do Instituto Patrícia Galvão.
O cientista político norte-americano David Fleischer concorda que a adoção da lista pré-ordenada poderá reduzir, em muito, o custo das campanhas, uma vez que, segundo ele, grande parte dos gastos vem da campanha a deputado.
Fleischer, contudo, acredita que haverá mecanismos para atuais parlamentares se reelegerem por meio da lista, mesmo enrolados em escândalos como a Lava Jato.
"A pegadinha é se esconder dentro da lista fechada, embora os partidos terão de ter cuidado para não sujar as listas", disse Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB).
O cientista político defende que a adoção do voto distrital para deputados baratearia ainda mais o custo das campanhas. Por esse modelo, um determinado Estado brasileiro seria dividido por regiões e candidatos a deputado disputaria o voto nele.
Fátima Pacheco Jordão disse também que não há garantias que haverá redução do caixa 2 nas próximas eleições com a eventual aprovação dessas propostas. Ela destacou que essa prática tornou-se tradição na forma de fazer campanha.

"Há um risco forte de tudo ficar parecido ou equivalente", disse. "Não tenho esperança que nesse clima político uma reforma vá aumentar a representatividade."

FONTE: REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja respeitoso. Os comentários serão moderados, caso haja algum desrespeito serão excluídos.

Postagens mais visitadas