terça-feira, 23 de maio de 2017

POLÍTICA PÃO E CIRCO



Pão e Circo, assim era conhecida a política do império romano, que tinha como objetivo prender o povo às suas leis e decretos, através de comida e entretenimento. 

Esta frase teve sua origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal. A originalidade da semântica era uma crítica à falta de informação do povo romano, que eram totalmente passivos, e não tinham o menor interesse em assuntos políticos, e só se preocupavam com comida e diversão. 

O Império Romano tornou-se um estado rico, poderoso, cosmopolita, e sua capital, Roma, era o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor, os problemas começaram a surgir, é o império precisava dar uma resposta a contento às demandas, mas sem perder seu poderio. 

Hoje, como acontece em várias partes do mundo, pessoas humildes e de poucas condições financeiras iam se amontoando pelas ruas de Roma, em casas sem o mínimo conforto, espaço insuficiente, de pouco ou nenhum saneamento básico, qualidade de vida a zero, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.

Quando chegamos à Guamaré, contemplamos o quanto esta política tem funcionado. Helio Miranda, para garantir sua gestão déspota e inconsequente, usa de meios medíocres à essa sustentação. Não é difícil ver cenas toscas nesta gestão. Comprar o silêncio e aprovação das pessoas com sorvetes, pagando rodadas em parque de diversões, chamando ex-BBB para encenações, e outras coisinhas mais, não faz do peemedebista um grande gestor, outrossim mostra a sua total incapacidade de promover as mudanças, os ajustes, e a execução de projetos que marquem a vida da população. Que diremos pois, se até um projeto de sua autoria, o PCCS, ele mesmo fez questão de barrar judicialmente? 

Ainda falta muito para se fazer, desde que seja feito algo de útil à Guamaré. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja respeitoso. Os comentários serão moderados, caso haja algum desrespeito serão excluídos.

Postagens mais visitadas